quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Cinema Espanhol, ontem e hoje

Uma vez mais a Embaixada de Espanha em Lisboa resolveu promover um ciclo dedicado ao cinema que se faz por terras de nuestros hermanos. O ciclo «Contrastes Entonces Y Ahora» começa hoje e termina no dia 15, com sessões gratuitas no cinema São Jorge.

Com este ciclo a organização pretende mostrar a forma como os cineastas espanhóis filmaram o país e algumas das suas épocas mais emblemáticas do ponto de vista histórico.

A abrir o ciclo o primeiro filme, que passa já hoje às 21h30, é «Ay Carmela!» de Carlos Saura, realizado em 1990 e cuja acção tem lugar durante a Guerra Civil de Espanha. Esta é também a época retratada no segundo filme do ciclo, «La Vaquilla», de Luis García Berlanga, que é projectado à mesma hora.

Sábado e Domingo, para aproveitar o fim de semana, a mítica sala lisboeta vai receber três filmes no Sábado e dois no Domingo. São eles: «El Viaje a Ninguna Parte», de Fernando Fernán-Gómez; «El Disputado Voto del Sr. Cayo», de Antonio Giménez-Rico; e «Siete Mesas de Billar Francés», de Garcia Querejeta, no Sábado; e «14 Kilómetros», de Gerardo Olivares; e «Mataharis» de Icíar Bollaín, no Domingo.

Todos os filmes são legendados, com excepção de «El Disputado Voto del Sr. Cayo».

Mais informações no site do ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário