sábado, 7 de novembro de 2009

Quarta-Feira de Cinzas, de Edward Burns (2002)

Não conhecia a carreira de Edward Burns como realizador e com uma pesquisa na Internet fiquei a saber que o actor já tem 9 filmes atrás das câmaras. Isto a propósito de Quarta-Feira de Cinzas, cujo DVD descobri a preço de saldo numa loja que entretanto já fechou.

Realizado em 2002 e com o próprio Edward Burns no papel principal, o filme conta a história de um antigo gangster irlandês que se vê a contas com o passado quando o seu irmão regressa a casa. Sem querer revelar muito do argumento, a chegada do irmão, interpretado por Elijah Wood logo a seguir à estreia do primeiro capítulo de Senhor dos Anéis, vai deixar o bairro de Nova Iorque onde decorre a acção em polvorosa. Tudo porque o jovem desapareceu, passando por morto com direito a funeral e tudo, depois de ter assassinado três pessoas, que se preparavam para matar o seu irmão. Coisas de mafiosos portanto.

Ambientado na década de 1980, Quarta-Feira de Cinzas retrata um microcosmos de uma época em que Nova Iorque ainda não era a cidade actual. As relações de honra e vingança, a presença muito forte da Igreja e as mil e uma comunidades que se estavam a habituar umas às outras. Aqui tanto vemos descendentes de irlandeses como italianos e porto-riquenhos. E para exemplificar esta mistura de culturas, há o casamento do irmão mais novo com uma jovem porto-riquenha (Rosario Dawson).

A própria fotografia do filme é bastante pesada, em tons que fazem lembrar um final de tarde que se adivinha trágica. Para quem não conhece a obra de Edward Burns como realizador, e neste caso também argumentista, esta é uma boa porta de entrada. Eu pelo menos gostei e fiquei com vontade de ver mais alguns filmes dele. E sei que alguns têm passado no canal MOV. É aproveitar.

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário