domingo, 11 de abril de 2010

Um Sonho Possível, de John Lee Hancock (2009)

A presença de «Um Sonho Possível» na lista dos candidatos ao Óscar para melhor filme foi uma das surpresas da última edição dos prémios. Confesso que eu também fiquei um bocado surpreendido na altura, mas ao ver o filme que deu o Óscar de Melhor Actriz a Sandra Bulock percebi em parte o porquê. Não é um grande filme mas tem um factor muito importante: uma boa história simples e feita a pensar no grande público sobretudo oriundo dos EUA.

E essa história é a história verídica de Michael Oher, um jovem negro praticamente sem-abrigo que foi adoptado por uma família branca da classe média-alta do Mississipi e que acaba por se tornar um excelente jogador de futebol americano. É uma história tipicamente pertencente ao universo dos EUA e aqui já se percebia a potencialidade de chegar a um grande público. A nomeação e o prémio atribuído a Sandra Bullock vieram trazer o filme para a História do Cinema, quanto mais não seja como nota de rodapé.

O grande truque deste filme está na forma simples como conta uma história com contornos complexos. Temos um jovem com problemas de aprendizagem que vive num bairro problemático e cuja mãe tem diversos problemas com drogas, uma família cristã do Sul dos EUA que prova o seu amor pelos mais necessitados ao dar abrigo a quem precisa - as cenas em que a personagem de Sandra Bulock conta às amigas porque ajuda o jovem dão-nos uma boa imagem de um certo tipo de pessoas que parecem viver num mundo à parte - e inclusive do desporto escolar e universitário norte-americano.

Ou seja, este «Um Sonho Possível» tinha tudo para ser um daqueles filmes que passam despercebidos. Mas felizmente não passou, pois é daqueles que nos deixam com um sorriso nos lábios quando saímos da sala de cinema e a acreditar que ainda há histórias com final feliz e quem queira contá-las.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Olá,

    Como havia dito antes estou passando para te convidar a vistar meu novo blog; http://focoanalitico.tk/

    Sinta-se bem vindo!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Obrigado por regressar ao meu espacinho. Já dei uma volta ao Foco Analítico e gostei, tal como já gostava do Cine Europeu. O seu novo blogue também já está na secção «Multiplex».

    Bons filmes,

    o Projeccionista

    ResponderEliminar