segunda-feira, 25 de outubro de 2010

20 anos de IMDB

Não é um realizador de culto, um filme premiado ou um actor que brilha em qualquer papel mas faz parte da cultura cinematográfica. O site Internet Movie Database, IMDB para os cibernautas cinéfilos, acaba de comemorar 20 anos ao serviço dos amantes da Sétima Arte, que podem aqui desfazer praticamente qualquer dúvida sobre cinema. Criado por Col Needham a 17 de Outubro de 1990, o IMDB é visitado actualmente por cerca de 57 milhões de pessoas todos os meses, o que é obra.

Nesta autêntica enciclopédia cinematográfica é possível encontrar mais de 3,2 milhões de entradas sobre os protagonistas dentro e fora do grande ecrã e 1,5 milhões de títulos, não só de filmes, mas também de séries de televisão. A primeira versão do site, que nasceu a partir de uma base de dados com todos os filmes vistos por Cold Needham tinha apenas cerca de 23 mil entradas sobre 10 mil filmes.

Mas o que começou por ser apenas uma base de dados sobre cinema é hoje em dia mais do que isso, devido às suas características interactivas, que surgiram na Internet antes das redes sociais, e à apresentação das notícias e trailers mais recentes. Durante os 20 últimos dias antes do dia 17, desde que o site começou a comemorar oficialmente a data, foram publicados um vídeo por dia onde alguém ligado ao mundo do Cinema falava sobre o IMDB. Estes vídeos podem ser vistos aqui.

E parabéns atrasados ao IMDB!

Sem comentários:

Enviar um comentário