quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dave - Presidente Por Um Dia, de Ivan Reitman (1993)

Nos últimos anos Jason Reitman tem-se imposto como um dos melhores realizadores da nova fornada de Hollywood. Mas já antes o seu pai, Ivan Reitman, tinha dado cartas, sobretudo nas décadas de 1980 e 1990, período durante o qual foi responsável por um conjunto de comédias que alcançaram algum sucesso.

Em 1993 realiza «Dave - Presidente Por Um Dia», com Kevin Kline e Sigourney Weaver. Neste filme singular sobre os meandros da política norte-americana, Kevin Kline interpreta duas personagens, o presidente dos EUA Bill Mitchell e um sósia do Chefe de Estado David Kovic. Mas é a personagem de Dave que está no centro do filme, como se nota logo no próprio título. Dave é o dono de uma empresa de trabalho temporário que devido às suas semelhanças com o presidente dos EUA é chamado a substituí-lo durante uma noite, para que o inquilino da Casa Branca tenha uma noite de sexo com a sua secretária (a então ainda desconhecida Laura Linney). Só que esta noite acaba mal e Bill Mitchell acaba por ter um enfarte. Dave é uma vez mais chamado, desta vez para tomar o lugar do presidente durante mais algum tempo, até à sua recuperação.

Se até aqui já tínhamos visto um cheirinho de como se faz política, com as falsas aparências do Chefe de Estado norte-americano, a chegada de Dave à Casa Branca os bastidores do cargo acaba por ser um excelente exercício sobre o tema, o que resulta do argumento de Gary Ross, que lhe valeu uma nomeação para Óscar de Melhor Argumento Original nesse ano. Dave não é a marioneta que o seu conselheiro (Frank Langella, que tem aqui uma boa prestação) quer que seja e acaba por mudar as regras do jogo, revelando os podres da política. E a sua experiência naqueles dias acaba por ser fundamental para o desfecho do filme, que não vou aqui revelar.

Não sendo um exemplo típico das comédias de Ivan Reitman, «Dave - Presidente Por Um Dia», que foi realizado entre «Um Polícia no Jardim-Escola» e «Júnior», é um filme sério com alguns tons cómicos, que nos faz pensar um pouco mais na questão da liderança nos dias de hoje. É óbvio que uma pessoa como Dave e as suas ideias nunca chegaria à Casa Branca, pois haveria sempre alguém para lhe cortar as pernas, como acontece no filme. Mas talvez fosse uma alternativa bem melhor do que Bill Mitchell, que pode ser confundido por muitos governantes que por aí andam.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário