sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Con Air - Fortaleza Voadora, de Simon West (1997)

«Con Air - Fortaleza Voadora» marcou a estreia de Simon West na realização. O resultado não é um grande filme, mas acabou por se tornar, pelo menos até à data, o melhor que nos apresentou. A começar pelo elenco que conseguiu reunir, com destaque para Nicolas Cage, John Cusack, Ving Rhames, John Malkovich e Steve Buscemi. Mas este é também uma prova de que nem sempre um bom elenco dá um bom filme.

Em traços gerais o argumento de «Con Air - Fortaleza Voadora» centra-se na personagem de Cameron Poe (Nicolas Cage), um ex-ranger condenado à prisão que está prestes a entrar em liberdade condicional e terá oportunidade de ver, pela primeira vez, a filha. O azar de Poe é que para chegar a casa terá de viajar num avião cheio de prisioneiros psicopatas, liderados por Cyrus 'The Virus' Grissom, um grande vilão interpretado por John Malkovich em grande forma. O gangue acaba por tomar conta do avião e Cameron Poe vê-se obrigado a dar a volta à situação para chegar são e salvo à família.

Apesar ser uma boa história e boas personagens, sobretudo no lado dos vilões, «Con Air» tem como principal problema o facto de os intérpretes heróis não estarem à altura. Nicolas Cage tem o 'defeito' de fazer sempre o papel de coitadinho. Mesmo nas respostas que dá aos outros prisioneiros, que podiam ter grande estilo com outro actor, acabam por parecer um frete. E John Cusack como marshall também não convence muito. Restam os papéis dos maus da fita, onde só pela interpretação de Malkovich já vale a pena ver o filme. Neste campo quem também sobressai é Steve Buscemi, que interpreta um enigmático serial killer, Garland 'The Marietta Mangler' Greene, que pouco fala mas quando o faz acaba por ser demasiado assustador. Basta ver a cena com a criança, que não chegamos a saber o que se passou entre os dois.

E assim foi o último filme visto em 2010. Bom Ano Novo para todos os leitores de «A Última Sessão».

Nota: 3/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário