sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Agarrem-me Esses Fantasmas, de Peter Jackson (1996)

«Agarrem-me Esses Fantasmas» é um filme curioso na obra de Peter Jackson. A par de «Amizade Sem Limites» é o filme que faz a transição do realizador entre as suas produções gore mais caseiras e o salto para a saga do «Senhor dos Anéis». E a verdade é que conseguiu fazê-lo sem defraudar os fãs do que vem antes e os fãs que virão depois da famosa trilogia. É, por assim dizer, um meio termo na obra do realizador neozelandês.

Realizado em 1996 «Agarrem-me Esses Fantasmas» é uma comédia do domínio do fantástico protagonizada por Frank Bannister (Michael J. Fox, num dos seus últimos e grandes papéis no cinema) um arquitecto que vê a sua esposa morrer num acidente de automóvel e começa a ver espíritos. Este poder paranormal leva-o a tornar-se numa espécie de caça fantasmas que se dedica a burlar os seus clientes com a ajuda de três fantasmas memoráveis: Stuart (Jim Fyfe), o Juíz (John Astin) e Cyrus (Chi McBride). Este quarteto vê-se depois envolvido na caça a um outro ser do outro mundo, o fantasma do serial killer Johnny Charles Bartlett (Jake Busey) que regressa do Além para continuar a matança.

Esta primeira aventura de Peter Jackson às ordens de um grande estúdio (apesar de filmado na Nova Zelândia, o filme foi produzido por Robert Zemeckis, que era para ser o realizador de «Agarrem-me Esses Fantasmas» como uma versão alargada de um episódio da série de TV «Contos de Arrepiar») o cineasta consegue dar conta do recado. Sem cair num estilo demasiado popular, o filme consegue ser um bom filme de terror/comédia/fantástico com boas personagens e uma boa utilização dos efeitos especiais. Não é à toa que já vemos aqui alguns aspectos que seriam melhorados nos filmes do «Senhor dos Anéis», nomeadamente a primeira encarnação de Johnny Charles Bartlett como a Morte, que se assemelha bastante aos cavaleiros que perseguem Frodo e companheiros em grande parte do primeiro episódio da trilogia.

O próprio Peter Jackson reconhece, numa pequena introdução que faz na edição especial do filme em DVD, que filmar a obra de Tolkien era o passo seguinte para a sua Weta, porque não sabia o que fazer com os computadores que tinha adquirido. O resultado é hoje bem conhecido. Quanto a «Agarrem-me Esses Fantasmas», é um bom filme para quem quer conhecer um pouco mais a obra de Peter Jackson.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário