terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Biblioteca Cinematográfica: Delírio em Las Vegas, de Hunter S. Thompson

O livro: «Delírio em Las Vegas», no original «Fear and Loathing in Las Vegas: A Savage Journey to the Heart of the American Dream», é um daqueles livros difíceis de catalogar. Escrito por Hunter S. Thompson, a sua primeira aparição dá-se em 1971 na revista Rolling Stone, onde foi publicado em duas partes. Um ano mais tarde chegou aos escaparates o livro. «Delírio em Las Vegas» é um dos exemplos do chamado Gonzo Journalism, um tipo de escrita jornalística em que o subjectivo e o ponto de vista do repórter dominam. Neste caso a reportagem incide na personagem de Raoul Duke que parte para Las Vegas num carro cheio de drogas e álcool em busca do Sonho Americano, acompanhado pelo seu advogado Dr. Gonzo.

É esta a experiência relatada por Hunter S. Thompson ao longo do livro, sem que se saiba se o que foi escrito correspondeu ou não à veracidade dos factos. Não é de admirar, tal a quantidade de drogas que couberam na mala do carro. Por exemplo, sabe-se que a personagem de Raoul Duke é autobiográfica, mas ninguém sabe se o Dr. Gonzo existiu de facto ou não. Há quem diga que se tratava de Oscar Zeta Acosta, que acompanhou Thompson por duas vezes a Las Vegas em 1971 na qualidade fonte de uma história que Thompson estaria a investigar.

A primeira viagem ocorre em Março aproveitando uma proposta da Sports Illustrated para acompanhar uma corrida no deserto. De acordo com o escritor, o resultado da sua prosa nasceu em 36 horas sozinho num quarto de hotel a escrever sobre as suas experiências num bloco de notas. Este primeiro texto foi rejeitado pela Sports Illustrated, mas um editor da Rolling Stone gostou da história e resolveu publicá-la, o que acaba por acontecer em Novembro de 1971.

Em Abril ocorre a segunda viagem a Las Vegas dos dois. Desta vez o objectivo de Hunter S. Thompson era cobrir uma conferência de procuradores distritais onde o tema era: droga. A conferência era só um pretexto para o jornalista recolher mais informação para a reportagem e o resultado foi mais uma trip em formato texto. Foram estas duas experiências a origem de «Delírio em Las Vegas», uma reportagem que deu um dos livros que é do mais estranho que há e ao mesmo tempo uma original obra sobre os efeitos da droga na primeira pessoa. Nunca sabemos ao certo se o que é relatado é fruto do que aconteceu ou nasceu do abuso das drogas por parte de Hunter S. Thompson.

O filme: «Delírio em Las Vegas» chega ao cinema em 1998 e tal como o livro em que se baseia, é uma obra de culto. Apesar de diversas tentativas para filmar mais um filme considerado infilmável, em projectos que envolveram nomes como Jack Nicholson e Marlon Brando, Dan Aykroyd e John Belushi, ou os realizadores Ralph Bakshi, Martin Scorsese, e Oliver Stone, foi o Monty Python Terry Gilliam que alcançou a proeza, num filme protagonizado por Johnny Depp, como Raoul Duke, e Benicio del Toro, como Dr. Gonzo.

Hunter S. Thompson terá sido fundamental na escolha da dupla, pois considerou que apenas Depp, de quem era amigo, poderia interpretar a sua personagem. Foi o próprio Thompson que deu luz verde à contratação de Gilliam. Apesar deste elenco e de ser baseado num livro de culto, os resultados de bilheteira foram desastrosos: pouco mais de 10 milhões de dólares, numa produção que custou 18 milhões.

O filme é um dos melhores de Terry Gilliam e é bem à imagem do realizador norte-americano, que recorre muitas vezes a animações para mostrar as alucinações das personagens. Logo a abrir vemos a dupla a fugir de morcegos inexistentes, que Raoul teima em considerar uma ameaça. Nessa mesma cena surge um dos muitos cameos do filme: Tobey Maguire. A partir daqui é sempre a abrir, de trip em trip. Johnny Depp está irreconhecível (careca) e tem um dos seus grandes papéis. A banda sonora, muito anos 1960/1970, e com destaque para os Jefferson Airplane, é perfeita para acompanhar esta viagem delirante pelos meandros de Las Vegas e o sonho americano. Mais um clássico dos anos 1990 que vale a pena ver ou rever.

Duas cenas para abrir o apetite:



Sem comentários:

Enviar um comentário