terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Biblioteca cinematográfica: O Padrinho, de Mario Puzo

O livro: se há retratos da Máfia que ficaram no imaginário da cultura popular, «O Padrinho» de Mario Puzo é um deles. Publicado em 1969 relata a história da família Corleone, liderada por Don Vito, no período entre 1945 e 1955, com uma parte dedicada ao passado do patriarca, nomeadamente a sua infância e adolescência até se tornar o mafioso que todos conhecemos.
Neste período temporal Mario Puzo descreve o declínio de Don Vito e a ascensão de Michael Corleone, que parecia ser o menos ligado às questões familiares até se ver envolvido numa guerra entre famílias italo-americanas de Nova Iorque. O livro apresenta-nos também inúmeros episódios que depois acabaram por ficar de fora da adaptação do livro feita por Francis Ford Coppola, em colaboração com o próprio escritor, que assinou os argumentos dos três filmes.

O filme: Apesar de «O Padrinho» ser apenas um livro, a sua chegada ao cinema dá-se em três filmes, todos assinados por Francis Ford Coppola, naquela que é uma das trilogias mais célebres da Sétima Arte: os dois primeiros realizados em 1972 e 1974 e o terceiro capítulo em 1990. O primeiro episódio da saga centra-se na década central do livro, o segundo é uma sequela/prequela do primeiro centrada no passado de Vito Corleone e o terceiro (considerado o mais fraco dos três, mas que não deixa de ser um grande filme) é visto como um epílogo pelo realizador que optou por contar nos anos 1970 e 1980 o destino do império criado por Michael Corleone.
Ao longo da saga encontramos alguns dos melhores actores da época e de sempre, entre os quais nomes como Marlon Brando (Vito Corleone em velho), Robert DeNiro (Vito Corleone novo), Al Pacino (Michael Corleone), Rober Duvall (Tom Hagen) ou James Caan (Santino 'Sonny' Corleone), para apenas citar alguns.
No total a saga recebeu 29 nomeações aos Óscares, tendo ganho 16 estatuetas, três das quais para Melhor Filme.





2 comentários:

  1. É uma das grandes trilogias do cinema, sem dúvida alguma.
    Também dos melhores filmes sobre a máfia (também adoro o once upon a time in america).
    Coppola tem um curriculo invejáveléle é genial.

    O livro é que nunca li.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sim e uma das minhas grandes falhas cinematográficas: falta-me ver o terceiro. Mas estou quase a colmatá-la. Também me falta o Once Upon a Time in America, outra gigantesca falha. O livro é muito bom e recomendo

    ResponderEliminar