terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Biblioteca cinematográfica: Trainspotting, de Irvine Welsh

O livro: Publicado em 1993 «Trainspotting» é o romance de estreia do escocês Irvine Welsh. Tal como o escritor, as personagens são oriundas do bairro de Leith, um subúrbio de Edimburgo. Em «Trainspotting» travamos conhecimento com um grupo de jovens sem grandes perspectivas de futuro, que vivem à espera da próxima bebedeira, da próxima dose de heroína ou da próxima sessão de pancadaria. Tudo depende dos vícios de cada um. Uma das características que diferente da adaptação cinematográfica, assinada por Danny Boyle em 1996, é o facto de o livro estar dividido por capítulos contados na primeira pessoa pelos vários personagens principais: Mark Renton, Simon "Sick Boy" Williamson (Marado, na versão portuguesa), Daniel "Spud" Murphy (Batata), Francis "Franco" Begbie, Davie Mitchell e Tommy Laurence. Uma excelente obra que retrata o final dos anos 1980 e início dos anos 1990 e as dificuldades da juventude britânica e a forma como encaram os problemas da época, como as drogas, o desemprego, a Sida, entre outros aspectos. Em 2002 Irvine Welsh voltou a estas personagens na sequela «Porno» e está prevista para 2012 a publicação de uma prequela, com o nome de Skagboys. A título de curiosidade, Irvine Welsh começou a aventurar-se no Cinema em 2007, quando realizou a curta-metragem «Nuts». Desde então já filmou o documentário «The New Ten Commandments» (2008) e a longa «Good Arrows» (2009). Para 2011 está prevista a estreia de mais uma longa metragem: «The Magnificent Eleven».

O filme: «Trainspotting» foi adaptado ao grande ecrã em 1996 por Danny Boyle, sendo na altura a sua segunda longa-metragem e um dos melhores filmes do cineasta até à data. Ao contrário do livro, que relata a história do grupo de amigos, o filme centra-se na personagem de Mark Renton, interpretado por Ewan McGregor. A interpretação do então muito jovem McGregor, (tinha 25 anos e três filmes no currículo), foi o pontapé de saída para a carreira daquele que é actualmente um dos grandes actores britânicos da actualidade. Apesar desta aparente limitação e pouca fidelidade ao livro, o «Trainspotting» de Danny Boyle continua a ser um dos grandes filmes de culto dos anos 1990, com uma banda sonora bastante conhecida, da qual ficou famoso o tema «Born Slippy», dos Underworld. No restante elenco encontramos actores como Ewen Bremner (Batata), Jonny Lee Miller (Marado), Kevin McKidd (Tommy), Robert Carlyle (Begbie, uma das personagens mais bem conseguidas do filme, a par de Batata). O filme foi ainda nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Adaptado, tendo perdido para «O Arremesso», assinado por Billy Bob Thornton. Irvine Welsh tem um pequeno cameo.

Para recordar o filme, ficam dois vídeos com duas das grandes cenas de «Trainspotting»: a primeira quando Mark Renton tem uma overdose (pode chocar algumas sensibilidades) e a segunda é uma entrevista de emprego com Batata.



Sem comentários:

Enviar um comentário