domingo, 23 de janeiro de 2011

A Minha Alegria, de Sergei Loznitsa (2010)

Já me tinham alertado para a dureza deste filme, mas quem tem visto alguns filmes do cinema russo recente (eu tenho apanhado alguns no IndieLisboa, pois estrear um filme destes em sala é coisa tão rara como chover no deserto) não ficará surpreendido. A verdade é que algumas obras desta cinematografia são duras de engolir. E «A Minha Alegria», apesar do título, não é excepção. Algo que é expresso logo a abrir, numa sequência aparentemente sem ligação ao resto do filme, em que alguém é enterrado em cimento.

A estreia na ficção de Sergei Loznitsa, realizador com obra feita na área do documentário (que foi alvo de uma retrospectiva na semana passada na Culturgest), é o percurso de Georgy, um camionista que transporta uma mercadoria e por um acaso do destino (fica preso numa enorme fila de trânsito e lembra-se de dar boleia a uma prostituta menor) acaba por tomar um atalho por uma estrada secundária. Mal sabia que iria para uma viagem sem retorno.

Se a princípio parece que estamos numa viagem apenas estranha, com tons surreais como a cena da bomba de gasolina em que respondem ao camionista por cartazes, quando Georgy chega à vila onde vive a rapariga as coisas mudam. A jovem não aceita a ajuda e o camionista começa a ser olhado de lado. Depois de abandonar esta localidade, Georgy acaba por se perder e um novo encontro, desta vez com um bando de ladrões, acaba por ser determinante para o resto do filme. O mal que é feito à personagem, que às tantas é aconselhada a não interferir (conselho que vem tarde, pois nessa altura já nada podia fazer), leva-a a um final brutalíssimo que nos deixa sem pinga de sangue.

Apesar de ser um filme de ficção, nota-se que Sergei Loznitsa levou alguma da sua experiência de documentarista para «A Minha Alegria». Nota-se muito na tal cena da vila, na forma como são filmados os figurantes (calculo que sejam os próprios habitantes da localidade) e nota-se na forma como são contados alguns dos episódios secundários, sobretudo o primeiro, que se dá quando um estranho homem aparece no camião de Georgy. Mesmo assim não deixa de ser para já um dos melhores filmes que estrearam este ano, de um cineasta a descobrir.

Nota: 4/5

Site do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário