domingo, 23 de janeiro de 2011

Onde Está a Liberdade?, de Roberto Rossellini (1954)

«Onde Está a Liberdade?» é um filme que reúne dois grandes nomes do cinema italiano: o realizador Roberto Rosselini e o actor Totò. E com a presença deste actor, já sabemos que vamos estar perante uma comédia. Mas esta não é apenas uma comédia para rir, que também o é, mas é antes uma daquelas comédias que nos faz pensar em coisas sérias. Isto porque o filme dá-nos a conhecer a história de Salvatore Lojacono (Totò), um homem que encontramos no tribunal a ser julgado porque entrou na prisão sem autorização. Ou seja, em vez de se ter evadido, Salvatore invadiu a prisão.

A partir desta premissa vamos conhecendo, através de flashbacks, aquilo que aconteceu para que o barbeiro Salvatore, que tinha estado 22 anos na prisão por ter assassinado o melhor amigo, depois de saber que ele tinha seduzido a sua esposa, se ver a braços com tão insólito 'crime'. E é precisamente o regresso à liberdade que levou o ex-barbeiro a tentar regressar: não se conseguiu habituar a tentar encontrar trabalho porque ninguém lho dava (devido ao seu historial, poucos se atrevem a fazer a barba com ele), o mesmo acontecendo com as tentativas de encontrar residência fixa.

Tudo culmina com o reencontro com a família da esposa, que entretanto tinha falecido, que podia ter sido a última esperança de Salvatore. Mas este cedo se desilude ao descobrir a verdadeira história da família. Em «Onde Está a Liberdade?» o que podia ser uma daquelas comédias absurdas, e a espaços é, acaba por se tornar uma enorme reflexão sobre a vida humana e as condições adversas de quem não tem apoio para se inserir na sociedade. Não sendo uma das melhores comédias italianas, e penso que nem se pode enquadrar no género mais clássico das comédias italianas, é um grande filme, de certa forma atípico na obra de Rosselini.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário