sábado, 8 de janeiro de 2011

A Última Estação, de Michael Hoffman (2009)

Tal como acontece com muitos filmes, «A Última Estação» chegou às salas de cinema portuguesas com muitos meses de atraso. Mesmo com duas nomeações para os Óscares (independentemente de se gostar ou não dos prémios) a distribuição lá conseguiu encaixotar o último filme de Michael Hoffman no final do ano passado. E apesar de não ser um grande filme, vale pela excelente interpretação da britânica Helen Mirren, que volta a provar que está em estado de graça. A nomeação aos Óscares foi mais do que justa.

«A Última Estação» é a adaptação de um romance homónimo escrito por Jay Parini sobre os últimos dias da vida do escritor Lev Tolstoi (Christopher Plummer), autor de clássicos como «Guerra e Paz» ou «Anna Karenina». Durante esse período o escritor russo tinha virado uma espécie de messias com seguidores de uma doutrina que rejeitava os bens materiais. Esta faceta não agradou à sua esposa Sofya Tolstoi (Helen Mirren), que teme a perda da herança e dos direitos das obras do marido para aquilo que um dos seus melhores amigos, Vladimir Chertkov (Paul Giamatti), diz ser legar os direitos à Humanidade.

Inicialmente o filme começa por ser a história de Valentin Bulgakov (James McAvoy), um jovem que se torna secretário do escritor, personalidade que vê como herói. Esta deveria ser a história principal, mas cedo é 'abafada' pela história do casal Tolstoi, o que acaba por retirar alguma força ao filme. Isso e o facto de o argumento se dispersar nas histórias secundárias.

E o simples facto de Helen Mirren dominar todas as cenas em que entra faz com que as restantes personagens 'desapareçam'. Uma delas, a de Vladimir Chertkov, merecia ter sido mais aprofundada. Mesmo com os esforços de Paul Giamatti, que consegue estar bem, as suas aparições quase de fugida não conseguem ajudar a dar corpo ao vilão que deveria ser. O mesmo acontece com o personagem de McAvoy, supostamente o principal, que perde o protagonismo para a esposa de Tolstoi. Mas uma vez mais, só para ver Helen Mirren em grande forma, já vale a pena ver «A Última Estação».

Nota: 3/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário