sábado, 29 de janeiro de 2011

Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos, de Woody Allen (2010)

Mais um ano, mais um filme de Woody Allen. E como é habitual, estreia tarde e a más horas em Portugal. Desta vez o cineasta apresenta «Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos», mais uma obra filmada fora da sua cidade natal e uma vez mais em Londres, onde já tinha filmado dois bons filmes («Match Point» e «Scoop») e um filme mais fraco («O Sonho de Cassandra»). E o novo filme bem se pode juntar a este último, pois é um filme mediano na obra de Allen.

O grande problema de «Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos», que de vez em quando consegue dar um ar de sua graça, é que é demasiado confuso e tem tantas personagens e sub-histórias que nos levam para inúmeros sítios e acabam por se tornar uma grande confusão. Assim de repente, para tentar simplificar, encontro quatro sub-histórias: a do casal Sally (Naomi Watts) e Roy Channing (Josh Brolin), a da mãe (Helena Shebritch - Gemma Jones) de Sally e os seus mundos esotéricos, a do pai (Alfie Shebritch - Anthony Hopkins) de Sally e a sua nova esposa Charmaine (Lucy Punch) e a de Dia (Freida Pinto), a jovem vizinha do primeiro casal. Esta dispersão faz com que comecemos a pensar onde estão os bons velhos argumentos de Woody Allen centrados na sua própria personagem?

É isso que falta em «Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos». Uma personagem central que faça com que o argumento gire à sua volta. O filme acaba por ser apenas uma simples comédia, muito longe do que os fãs de Woody Allen possam esperar. Mas mesmo assim, está alguns furos acima das suas piores obras.

Nota: 3/5

Site oficial do filme

2 comentários:

  1. Concordo que não seja o melhor de Allen, mas ainda tem bons diálogos e toca em temas atuais como problemas financeiros atrapalhando a vida pessoal e as vezes ficando acima do sentimento.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu também gostei. E de facto os diálogos continuam a ser o melhor (sempre foram) dos seus filmes. Neste caso só tenho pena da dispersão por tantas histórias, que faz com que se perca um bocado.

    Abraço

    ResponderEliminar