segunda-feira, 25 de abril de 2011

Antes do Amanhecer, de Richard Linklater (1995)

Um rapaz norte-americano e uma rapariga francesa encontram-se num comboio em trânsito. Ela regressa a casa em Paris depois de visitar a avó, ele fica em Viena, onde irá apanhar avião para os EUA, depois de uma viagem à volta da Europa. O encontro dos dois, que curiosamente nasce com uma discussão de um casal mais velho que discute, vai originar uma bela história de amor, passada numa noite em Viena, e a única que eles sabem que vão passar juntos. Este pequeno pormenor torna «Antes do Amanhecer» um daqueles filmes mágicos, em que tudo pode acontecer, incluindo duas pessoas que nunca se viram apaixonarem-se, numa das mais belas cidades da Europa.

Considerado um filme de culto dos anos 1990, o quarto filme de Richard Linklater é não só uma bela obra sobre o amor, mas também um filme tão simples que nos faz acreditar que não é preciso muito para fazer bom cinema. Afinal o que é «Antes do Amanhecer»? Apenas duas personagens apaixonadas, que se vão conhecendo aos poucos e vivem uma história de amor durante uma noite, sabendo que à partida nunca mais se vão voltar a ver. E ao mesmo tempo os dois vão crescendo e falando de tudo e de nada: a vida e a morte, os amigos e o amores antigos. Quase que se pode dizer que é amor em estado puro, aquilo que assistimos neste filme.

Richard Linklater pode também dar graças à dupla de actores que escolheu (Ethan Hawke e Julie Delpy), que têm uma química extraordinária. Nove anos depois o trio regressou para uma sequela, mas isso agora fica para outra altura. «Antes do Amanhecer» é sem dúvida uma das grandes histórias de amor da década de 1990.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário