sábado, 30 de abril de 2011

Palmarés do FESTin 2011

Termina amanhã a segunda edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa e já são conhecidos os vencedores dos prémios a concurso. «Hortas di Pobreza», documentário realizado pela guineense Sara Sousa, arrecadou o galardão para Melhor Longa-Metragem em competição. «Lixo Extraordinário», outro documentário, da autoria de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, que aborda um projecto do artista plástico brasileiro Vik Muniz com os catadores de lixo do Jardim do Gramacho, no Rio de Janeiro, conquistou uma menção honrosa e foi o filme com melhor classificação nos votos do público.

Na secção de curtas-metragens o escolha do júri para Melhor Curta-Metragem recaiu na obra «Contagem», de Gabriel e Maurílio Martins. As curtas «Verónica», dos portugueses António Gonçalves e Ricardo Oliveira, e «Vidas Deslocadas», do brasileiro João Marcelo Gomes, receberam duas menções honrosas. Já a curta «Aos Pés», do brasileiro Zeca Brito, foi a escolha preferida dos espectadores do festival.

O FESTin termina amanhã com uma Mostra de Cinema para a Inclusão, três sessões dedicadas à obra de João Botelho, o realizador homenageado na edição deste ano do evento («Um Adeus Português», «Tempos Difíceis» e «Três Palmeiras»), assim como uma sessão especial dedicada ao público infantil, com a projecção do filme «O Planeta Adormecido», de José Manuel Abrantes, Lígia Ribeiro e Luciano Ottani.

Sem comentários:

Enviar um comentário