domingo, 17 de abril de 2011

Passione, de John Turturro (2010)

«Passione» é um daqueles belos filmes que nos faz viajar sem sair da sala de cinema. Um misto de documentário com um filme musical, a quarta longa-metragem realizada por John Turturro leva-nos às origens do actor: a cidade de Nápoles, de onde vem a sua família, e a magnífica música da cidade do sul de Itália. Com a ajuda de inúmeros intérpretes, entre os quais a fadista portuguesa Mísia, que participa em duas belas sequências cantadas, «Passione» é uma fantástica homenagem às tradições musicais de Nápoles, desde tempos longínquos aos dias de hoje.

E como definir a música de uma cidade que, como muito bem explicam o próprio actor nas poucas apresentações que faz e alguns dos napolitanos presentes no filme, foi invadida por vários povos, foi afectada por diversas catástrofes naturais e fica, no fundo, no meio de inúmeras civilizações ancestrais? É difícil, mas Turturro apresenta vários exemplos, alguns mais clássicos, outros mais modernos, prova de que as músicas de raiz tradicional continuam a influenciar as novas gerações.

E além da música e das histórias que elas contam, ligadas à própria vida da cidade (há músicas sobre amor, a maioria, traição, a máfia, etc.), temos alguns habitantes de Nápoles entrevistados que nos contam a origem da música e dos principais intérpretes das canções. Como referiu a cantora Mísia na apresentação que fez do filme (no âmbito da Festa do Cinema Italiano), «Passione» é daqueles filmes que nos dá vontade de cantar, dançar, gritar, etc., tais sãos os sentidos que desperta em nós. E poucos foram os momentos em que este meu pé não bateu no chão. Apesar de ser um filme pouco comum, merecia ser distribuído.

Nota: 4/5

Site do filme no IMDB

Sem comentários:

Enviar um comentário