segunda-feira, 16 de maio de 2011

IndieLisboa 2011: This Movie Is Broken, de Bruce McDonald (2010)

O IndieLisboa já terminou, mas ainda há alguns filmes para falar. Depois de «Post Mortem» o resto do Sábado foi dedicado à secção IndieMusic. E foram duas boas sessões. A primeira foi «This Movie Is Broken», uma surpresa, pois é um filme realizado por Bruce McDonald, autor do inenarrável «Os Fragmentos de Tracey». Desta vez não houve grande espaço para experiências, como no filme protagonizado por Ellen Page, pois praticamente este é um concerto da banda canadiana Broken Social Scene, com uma história romântica metida pelo meio.

«This Movie Is Broken» foi uma boa descoberta, sobretudo no capítulo musical. Há já algum tempo que tinha curiosidade em conhecer melhor a música dos Broken Social Scene e esta foi uma boa porta de entrada. O concerto foi um espectáculo gratuito da banda em Toronto, ocorrido em 2009 e mostra-os em grande forma, com os diversos convidados que fazem parte da trupe. Quem os conhece sabe que são muitos, uma espécie de Arcade Fire mais roqueiros, e eles próprios referem no concerto que aquela era uma oportunidade para os verem todos ao mesmo tempo em palco.

Este concerto é também pretexto para contar a história de Bruno (Greg Calderone), um jovem que no dia do concerto acorda ao lado de Caroline (Georgina Reilly), a rapariga que foi a sua paixão de sempre mas cujo relacionamento nunca foi além da amizade. «This Movie Is Broken» vai alternando assim as sequências do concerto com cenas da história do casal, que resolve assistir ao concerto porque é a banda favorita da rapariga, que por sua vez parte no dia seguinte para Paris. Esta é a parte mais fraca do filme, pois a história não é nada de transcendente e as interpretações deixam um pouco a desejar. Mas compensa pela excelente música do grupo, que é um dos grandes nomes da música nascida no Canadá nos últimos tempos. «This Movie Is Broken» tanto serve para atrair novos fãs como para consolidar a legião que os Broken Social Scene já têm. Como descoberta, vale a pena.

Nota:4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário