sábado, 20 de agosto de 2011

O Dia da Saia, de Jean-Paul Lilienfeld (2008)

Quando «O Dia da Saia» estreou, em 2008, Isabelle Adjani estava afastada do Cinema há cinco anos. Mas o seu regresso ao grande ecrã, depois de participar no mesmo ano num telefilme, veio provar porque Isabelle Adjani é uma das grandes actrizes francesas. O último filme realizado por Jean-Paul Lilienfeld é todo dela, graças a uma brilhante interpretação que faz jus ao seu regresso.

Apesar de já ter quatro anos «O Dia da Saia» continua a ser um filme bastante actual, que foca o sistema de ensino e as diferenças culturais em França dos dias de hoje. Quase que podíamos estabelecer aqui um paralelismo, com as devidas diferenças e sem exagerar muito, com o que se passou há uns dias no Reino Unido, situação que também já ocorreu precisamente em território francês. Passado numa escola secundária de um subúrbio, supomos nós, pois nunca é dito, o filme retrata o dia em que a professora Sonia Bergerac (Isabelle Adjani), farta de ser gozada pelos seus alunos mal comportados, encontra na mala de um deles uma pistola e resolve sequestrar a turma.

É neste pequeno barril de pólvora, com alunos e professores de diferentes origens, que a professora colapsa. Mas «O Dia da Saia», tal como «Um dia de Cão» (de Sidney Lumet), é muito mais do que isso. É um retrato de uma sociedade em que não há respeito por ninguém e as próprias autoridades não sabem o que fazer perante situações que fogem do controlo. Basta ver as justificações do director da escola quando lhe perguntam porque razão nunca levou os avisos de Sonia à letra: de que lhe servia expulsar um aluno mau, se depois lhe enviavam outro, que não conhecia. Para ele, prefere ter os que já conhece, mesmo que não sejam flor que se cheire. E no final todos sofrem as consequências: professores, alunos e familiares de ambas as partes.

Se já referi a excelente interpretação de Isabelle Adjani, a demonstrar que quem sabe não esquece mesmo depois de tantos anos longe das luzes da ribalta, há que destacar também a interpretação de Denis Podalydès, no papel do negociador da polícia que tenta convencer Sonia a sair da sala. É um papel secundário, mas é uma interpretação à altura de Adjani. «O Dia da Saia» é um dos melhores filmes franceses dos últimos anos, que infelizmente passou um pouco ao lado, mas vale bem a pena ver devido à sua actualidade.

Nota: 4/5

Site oficial do filme

Sem comentários:

Enviar um comentário