segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Sedutora Tentação, de Edward Norton (2000)

No final dos anos 1990 e início dos anos 2000 Edward Norton chegou a ser considerado por muitos como um dos melhores actores da sua geração. Apesar de nos últimos anos ter escolhido papéis de menos relevo, é inegável o talento que colocou num bom punhado de interpretações naquela altura. Voltando a essa época, foi no ano 2000 que Edward Norton assinou aquele que é, até à data, o seu único filme enquanto realizador. E o resultado não é o melhor, apesar de uma boa premissa inicial.

«Sedutora Tentação» é a história de dois melhores amigos, um padre (Edward Norton) e outro rabino (Ben Stiller), que vão ter de controlar os sentimentos de amizade e amor quando uma amiga de infância dos dois (Jenna Elfman), com quem formavam um trio inseparável, regressa a Nova Iorque vários anos depois. O problema é que os dois acabam por se apaixonar ao mesmo tempo por Anna e os problemas surgem quando se apercebem disso. Se o rabino Jake aproveita para andar com Anna, mas sem assumir abertamente a relação com receio das reacções da comunidade e do próprio amigo, o padre Brian esconde o sentimento e torna-se o melhor amigo e confidente de Anna, pensando que ela também gosta dele.

É no meio destes desencontros que Edward Norton conta a história de «Sedutora Tentação», um filme que falha como comédia romântica, pois os gags simplesmente não funcionam, e como filme um pouco mais sério, que podia aproveitar e explorar melhor as questões da religião que envolvem as duas personagens principais, mas nunca consegue. As próprias interpretações dos actores por vezes parecem pouco à vontade em algumas cenas. A experiência talvez tenha servido de lição ao actor para não voltar a sentar-se na cadeira de realizador.

Nota: 2/5

Site do filme no IMDB

4 comentários:

  1. Por acaso até gosto bastante deste filme, até parece um pouco um filme do Woody Allen, talvez menos musical. Ainda assim, gostaria muito que o Edward Norton voltasse para trás das câmaras outra vez, chegou-se a falar no projecto Motherless Brooklyn, veremos...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Eu fiquei um bocado desiludido, confesso. A premissa até era boa e o filme arranca bem. Mas depois parece que vai perdendo força. E não concordo de todo com a comparação com o Allen, a não ser em alguns aspectos de Nova Iorque.
    E também não me importo que ele regresse atrás das câmaras, se calhar nesse aspecto fui um bocado exagerado. Desde que os filmes sejam bons, qualquer um pode realizá-los :)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Não considero um filme ruim, mas ficou no meio termo.

    É aquele tipo de filme que esquecemos rapidamente.

    Abraço

    ResponderEliminar